A importância de teorias na prática pedagógica
Ao
analisarmos a forma como o professor expressa seus atos, como crê que se dá o
processo de aprendizagem dos alunos e os caminhos necessários para a
aprendizagem acontecer, a seleção de conteúdo feita vemos que essas ações
são orientadas por um conjunto de ideias, concepções, teorias presentes em seu
planejar, mesmo que ele não tenha percepção da sua existência na sua prática.
Como seria a prática pedagógica sem um embasamento
teórico? Certamente seria uma loucura, pois cada professor agiria de acordo com
suas concepções acerca do que ensinar. Além disso, as metodologias adotadas
poderiam ser conflitantes e não atingir o objetivo esperado. Mesmo que
professor não tenha noção da teoria proposta, ela existe e buscar conhecer os
diferentes embasamentos teóricos pode promover uma prática de ensino e
aprendizagem muito mais eficiente e eficaz.
Daí a
importância do conhecimento pelo professor das diferentes teorias.
1.
SÓCRATES
O mestre em
busca da verdade
2.
PLATÃO
O primeiro
pedagogo
3.
ARISTÓTELES
O defensor da
instrução para a virtude
O idealizador
da revelação divina
O pregador da
razão e da prudência
O porta-voz do
humanismo
O autor do
conceito de educação útil
O investigador
de si mesmo
9.
COMÊNIO
O pai da
didática moderna
10. JOHN LOCKE
Um explorador
do entendimento humano
O filósofo da
liberdade como valor supremo
O organizador
da pedagogia como ciência
O formador das
crianças pequenas
15. AUGUSTE COMTE
O homem que
quis dar ordem ao mundo
16. KARL MARX
O filósofo da
revolução
17. HERBERT SPENCER
O ideólogo da
luta pela vida
18. ÉMILE DURKHEIM
O criador da
sociologia da educação
O pensador que
pôs a prática em foco
20. MARIA MONTESSORI
A médica que
valorizou o aluno
|
21. OVIDE DECROLY
O primeiro a
tratar o saber de forma única
Um pioneiro da
psicologia infantil
23. HENRI WALLON
O educador
integral
O promotor da
felicidade na sala de aula
25. ANTON MAKARENKO
O professor do
coletivo
26. ANTONIO GRAMSCI
Um apóstolo da
emancipação das massas
27. CÉLESTIN FREINET
O mestre do
trabalho e do bom senso
28. JEAN PIAGET
O biólogo que
pôs a aprendizagem no microscópio
29. LEV VYGOTSKY
O teórico do
ensino como processo social
30. ANÍSIO TEIXEIRA
O inventor da
escola pública no Brasil
31. CARL ROGERS
Um psicólogo a
serviço do estudante
32. B.F. SKINNER
O cientista do
comportamento e do aprendizado
33. HANNAH ARENDT
A voz de apoio
à autoridade do professor
Um militante
do ensino democrático
35. PAULO FREIRE
O mentor da
educação para a consciência
36. EDGAR MORIN
O arquiteto da
complexidade
37. MICHEL FOUCAULT
Um crítico da
instituição escolar
O defensor da
pesquisa no dia-a-dia
39. PIERRE BOURDIEU
O investigador
da desigualdade
40. EMILIA FERREIRO
A estudiosa
que revolucionou a alfabetização
O cientista
das inteligências múltiplas
Fonte: Revista Nova Escola - Julho 2008 Leia mais em: nova escola edição 1022 |
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