10.18.2019

As teorias pedagogicas de Sócrates até hoje


A importância de teorias na prática pedagógica

Ao analisarmos a forma como o professor expressa seus atos, como crê que se dá o processo de aprendizagem dos alunos e os caminhos necessários para a aprendizagem acontecer, a seleção de conteúdo  feita vemos que essas ações são orientadas por um conjunto de ideias, concepções, teorias presentes em seu planejar, mesmo que ele não tenha percepção da sua existência na sua prática.
 Como seria a prática pedagógica sem um embasamento teórico? Certamente seria uma loucura, pois cada professor agiria de acordo com suas concepções acerca do que ensinar. Além disso, as metodologias adotadas poderiam ser conflitantes e não atingir o objetivo esperado. Mesmo que professor não tenha noção da teoria proposta, ela existe e buscar conhecer os diferentes embasamentos teóricos pode promover uma prática de ensino e aprendizagem muito mais eficiente e eficaz.
Daí a importância do conhecimento pelo professor das diferentes teorias.
1.     SÓCRATES
O mestre em busca da verdade
2.     PLATÃO
O primeiro pedagogo 
3.     ARISTÓTELES
O defensor da instrução para a virtude
O idealizador da revelação divina 
O pregador da razão e da prudência 
O porta-voz do humanismo
O autor do conceito de educação útil
O investigador de si mesmo 
9.     COMÊNIO
O pai da didática moderna 
Um explorador do entendimento humano 
O filósofo da liberdade como valor supremo 
O teórico que incorporou o afeto à sala 
de aula 
O organizador da pedagogia como ciência 
O formador das crianças pequenas
O homem que quis dar ordem ao mundo
16.  KARL MARX
O filósofo da revolução
O ideólogo da luta pela vida
O criador da sociologia da educação 
19.   JOHN DEWEY
O pensador que pôs a prática em foco
A médica que valorizou o aluno

O primeiro a tratar o saber de forma única
Um pioneiro da psicologia infantil 
O educador integral 
O promotor da felicidade na sala de aula 
O professor do coletivo 
Um apóstolo da emancipação das massas
O mestre do trabalho e do bom senso
O biólogo que pôs a aprendizagem no microscópio
O teórico do ensino como processo social
O inventor da escola pública no Brasil 
Um psicólogo a serviço do estudante
O cientista do comportamento e do aprendizado
A voz de apoio à autoridade do professor 
Um militante do ensino democrático
O mentor da educação para a consciência
O arquiteto da complexidade
Um crítico da instituição escolar
O defensor da pesquisa no dia-a-dia
O investigador da desigualdade
A estudiosa que revolucionou a alfabetização
O cientista das inteligências múltiplas

 Fonte: Revista Nova Escola - Julho 2008 

Leia mais em: nova escola edição 1022










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem