SEQUÊNCIA DIDÁTICA A BONECA DE LATA
Objetivo Geral:
Desenvolver e trabalhar o equilíbrio, expressão corporal. Coordenação
motora estimulando o movimento, orientação espacial, atenção, percepção visual,
auditiva e tátil.
Objetivos Específicos:
1- Interagir com a boneca junto as crianças através da música: “ Minha
boneca de lata”.
2- Vivenciar a dança a partir de movimentos específicos. Faixa etária 02 à 12 anos.
2- Vivenciar a dança a partir de movimentos específicos. Faixa etária 02 à 12 anos.
Área do conhecimento: Movimento,
autonomia, conhecimento das partes do corpo e identidade.
Conteúdo: Desenvolver
na criança o movimento, as relações sociais e afetivas por meio do brinquedo de
sucata, através do lúdico.
EIXOS/OBJETIVOS/PROCEDIMENTOS MATEMÁTICA
Espaço e forma:
§ Reconhecer seu próprio corpo como referencial de localização e
deslocamento no espaço (em cima e embaixo, acima e abaixo, frente e atrás,
direita e esquerda, dentro e fora);
§ Antecipar resultados de composição e decomposição de figuras
bidimensionais e tridimensionais (quebra-cabeça, tangram, brinquedos produzidos
com sucatas).
Números e operações:
§ Elaborar, interpretar e resolver situações-problema convencionais
e não convencionais, utilizando e comunicando suas estratégias pessoais.
Grandezas e medidas:
§ Experimentar situações cotidianas ou lúdicas, envolvendo diversos
tipos de grandezas: comprimento, massa, capacidade, temperatura e tempo;
§ Realizar a leitura de horas, comparando relógios digitais e analógicos
de ponteiro.
Tratamento da informação:
§ Elaborar listas, tabelas simples, gráficos de barras e pictóricos
para comunicar a informação obtida, identificando diferentes categorias.
LÍNGUA PORTUGUESA
Oralidade:
§ Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo,
argumentando e respeitando os turnos de fala.
Leitura:
§ Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a
serem lidos;
§ Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações.
Produção de textos escritos:
§ Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção:
organizar roteiros, planos gerais, para atender diferentes finalidades, com
ajuda de escriba;
§ Produzir textos com autonomia e com a ajuda de um escriba, para atender
a diferentes finalidades.
Análise Linguística (Discursividade,
textualidade, normatividade:
§ Reconhecer as diferentes variantes de registro, de acordo com os gêneros
textuais, em situações de uso.
Análise Linguística (Apropriação do
Sistema de Escrita Alfabética):
§ Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito;
§ Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor
sonoro, de modo a ler e escrever palavras e textos.
§ Ouvir, cantar, ler, interpretar e representar a música BONECA DE LATA;
§ Antecipar conhecimentos e conceitos a partir de análise de imagem;
§ Produzir boneco coletivo e individual, identificando as partes que
compõem um corpo humano;
§ Produzir lista dos brinquedos que a turma conhece, já viu, utilizou ou
possui;
§ Fazer pesquisa, entre os alunos participantes da Sequência Didática, dos
brinquedos preferidos, a partir de uma relação prévia;
§ Elaborar gráfico de barras a partir dos resultados obtidos na pesquisa;
§ Utilizar balança e fita métrica para medir a altura e o peso de cada
criança, fazendo comparações e associações, após os resultados;
§ Produzir relógio analógico;
§ Ler e interpretar horas em relógio analógico e digital;
§ Resolver situações-problema envolvendo a música BONECA DE LATA;
§ Registrar por meio de textos ou desenhos a aula ocorrida em cada dia,
durante o período de realização da Sequência Didática;
§ Produzir uma Boneca de Lata, por turma, com latas e garrafa pet, que
passeará em todas as casas dos alunos da turma e depois será doada para a
escola.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – BONECA DE LATA
1- Você conhece a música “BONECA DE LATA”?
2- Em que lugar e quando você a ouviu e aprendeu?
3- Então, que tal nos juntarmos e cantarmos agora?
4- Mas só fica bom se todos cantarmos fazendo os gestos. Vamos lá?
BONECA DE LATA
Bia Bedran
MINHA BONECA DE
LATA BATEU A CABEÇA NO CHÃO.
LEVOU MAIS DE UMA
HORA PRA FAZER A ARRUMAÇÃO.
DESAMASSA AQUI PRA
FICAR BOA.
MINHA BONECA DE
LATA BATEU O NARIZ NO CHÃO.
LEVOU MAIS DUAS HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO.
LEVOU MAIS DUAS HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO.
DESAMASSA AQUI.
DESAMASSA ALI PRA FICAR BOA.
MINHA BONECA DE
LATA BATEU A BARRIGA NO CHÃO.
LEVOU UMAS TRÊS HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO.
LEVOU UMAS TRÊS HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO.
DESAMASSA AQUI.
DESAMASSA ALI. DESAMASSA AQUI PRA FICAR BOA.
MINHA BONECA DE
LATA BATEU O BUMBUM NO CHÃO
LEVOU UMAS QUATRO HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
LEVOU UMAS QUATRO HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI.
DESAMASSA ALI. DESAMASSA AQUI.
DESAMASSA ALI PRA
FICAR BOA.
MINHA BONECA DE
LATA BATEU O JOELHO NO CHÃO.
LEVOU UMAS CINCO HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO.
LEVOU UMAS CINCO HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO.
DESAMASSA AQUI.
DESAMASSA ALI. DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALI. DESAMASSA AQUI PRA FICAR BOA.
DESAMASSA ALI. DESAMASSA AQUI PRA FICAR BOA.
MINHA BONECA DE
LATA BATEU O PÉ NO CHÃO.
LEVOU UMAS SEIS HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO.
LEVOU UMAS SEIS HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO.
DESAMASSA AQUI.
DESAMASSA ALI. DESAMASSA AQUI. DESAMASSA ALI.
DESAMASSA AQUI. DESAMASSA ALI PRA FICAR BOA.
DESAMASSA AQUI. DESAMASSA ALI PRA FICAR BOA.
5- Vamos continuar cantando até chegar nas 10 horas?
6- Vamos acrescentar PESCOÇO, OMBRO, COSTAS E MÃOS.
7- Vamos cantar bem animados!
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – BONECA DE LATA
Foi muito divertido esse momento de cantar e se movimentar. Como a
boneca de lata, nós também temos um corpo composto por cabeça, troncos e
membros; ou seja, um corpo completo. Vamos conversar sobre isso?
Que tal nos dividirmos em grupos e desenharmos um boneco completo por
grupo? Vale lembrar da música para saber as partes que precisam ser desenhadas.
Em seguida, cada um vai fazer seu próprio boneco no espaço abaixo.
(Colocar um espaço para as crianças desenharem)
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – BONECA DE LATA
VAMOS CONVERSAR UM POUCO?
1- O que você vê na imagem?
2- É uma boneca comum? Por quê?
3- Você já viu uma boneca parecida?
4- Quais foram os materiais usados para fazer essa boneca?
5- Por qual motivo alguém faria uma boneca assim?
6- Você menina, gostaria de ganhar uma boneca como essa?
7- Vocês acham que a boneca da imagem foi feita para uma menina, para um
menino ou para ambos? Por quê?
8- Com os materiais usados para fazer esse brinquedo, quais outros
poderiam ser confeccionados?
9- Se essa imagem fosse a ilustração de uma história, música ou poema,
qual seria?
10- Vou mostrar para vocês como essa boneca surgiu. Atenção!
Para saber mais Clique aqui
Música boneca de lata clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua mensagem