6.27.2020

Sapinhos que pulam


Caixa de ovos e pompons coloridos








Caixa de ovos e pompons coloridos


Modo de fazer: facilmente encontrados em armarinhos ou nas grandes papelarias e lojas de materiais escolares, os pompons pequenos e coloridos podem fazer parte de várias atividades com as crianças. Nesta, coloque uma caixa de ovos virada para cima e pinte o fundo dela com cores variadas, as mesmas dos pompons. Com uma pinça de cozinha a criança deve colocar cada pompom na sua respectiva casinha, de acordo com a cor.
Faixa etária: maternal e pré

Jogos com caixa de ovos


JOGO 2 EM 1
Que tal confeccionar um recurso reciclável englobando duas atividades para trabalhar linguagem oral/escrita, concentração, associação e atenção? Clique no link https://www.youtube.com/c/TaiseAgostini 








Jogo da velha com embalagem de ovos e tampinhas de garrafa PET



Jogo pedagógico - Jogo da velha com embalagem de ovos e tampinhas de garrafa PET

Jogo da velha com embalagem de ovos e tampinhas de garrafa PET




Pessoal, este artesanato é tão fácil de fazer, que quase não precisamos de passo-a-passo. Mas o que vale é a ideia, e nós gostamos muito de compartilhar tudo com vocês. 


Materiais necessários:
- embalagem de ovos
- 10 tampinhas de garrafa PET: 5 de uma cor e 5 de outra cor
- tesoura





Corte na sua embalagem de ovos uma parte que contenha três células na horizontal e três na vertical, totalizando nove (a quantidade para o jogo da velha).


Agora é só dispor as tampinhas e jogar! As cores diferentes funcionam como o "X" e "O". Esperamos que gostem e se divirtam muito!


Façam mais jogos da velha usando outras cores de tampinhas. É uma ótima maneira de reciclar as embalagens de ovos e as tampinhas coloridas!



fonte:http://institutokautsky.blogspot.com.br

ATIVIDADES COM EMBALAGEM DE OVOS

IDÉIAS COM CAIXA DE OVO

  

Jogo dos Cavalinhos!!!
jogodocavalo
CADA JOGO DÁ PARA QUATRO CRIANÇAS JOGAREM
MATERIAL:
1 CAIXA DE OVO
4 TAMPINHAS DE GARRAFAS DE PLÁSTICO DE CORES DIFERENTES
DESENHO DO CONTORNO DO CAVALINHO FEITO DE PAPEL(A QUANTIDADE DE 
CAVALINHOS DEPENDE DA QUANTIDADE DE TABULEIROS QUE VOCÊ CONFECCIONAR!).
CONFECCIONAR 1 DADO DE PAPEL, NAS FACES DO DADO, DEVERÁ ESTAR AS CORES DAS 
TAMPINHAS UTILIZADAS
REGRAS:
CADA ALUNO ESCOLHE QUAL COR DE TAMPINHA VAI QUERER
UM ALUNO POR VEZ, JOGA O DADO E A COR QUE CAIR, É O CAVALO QUE VAI ANDAR
VENCE O ALUNO QUE CHEGAR AO FINAL PRIMEIRO

ATENÇÃO!!!
1° ENSINE AS REGRAS COM TODOS OS ALUNOS EM VOLTA DA MESA
2°DISTRIBUA  OS TABULEIROS DE MESA EM MESA E IVA RELEMBRANDO AS REGRAS

6.20.2020

Forme palavras

Escola games

Adicionar legenda
Traz uma série de jogos educativos que associam o lúdico. Os que mais se destacam são o Forme Palavras, que simula um cenário de uma fábrica e permite ao usuário acumular pontos e mudar de fase, e Voo Mágico e Alfabeto das Bolhas, que possuem interação de histórias.
Clique aqui para jogar



http://www.escolagames.com.br/jogos/

Jogos virtuais - Matemática

Sete jogos virtuais "Nova Escola" Matemática

Para jogar clique aqui

Competição que exige do raciocínio lógico. As crianças precisarão desenvolver estratégias para conquistar o maior número de cercados para criar os seus animais. 






Clique aqui para jogar 

Que tal unir futebol à tabuada? Para fazer um gol, o estudante deve estar afiado na multiplicação, para fazer com que a bola chegue até a rede. O aluno escolhe dois números e deve acertar por quanto eles foram multiplicados para resultar no quadrante seguinte. 



Clique aqui para jogar 
 
Como o próprio nome sugere, essa brincadeira vai gerar reflexões sobre os diferentes conceitos de fração, ajudando na compreensão desse conteúdo de forma lúdica e desafiante com gnomos e cristais mágicos.  




Clique aqui para jogar 

Sistema numérico e decimais são os pontos que desafiarão os jogadores que enfrentarem essa aventura. Ao ajudar o Príncipe Numeraldo a não se perder em seu palácio, os alunos estimularão a sua capacidade lógica.  



Para jogar clique aqui


Nessa rodada de 10 questões sobre as operações básicas, a meta é utilizar os conceitos de arredondamento e decomposição para descobrir em qual intervalo está o resultado de uma operação. 




Feche a caixa  

Se o objetivo é estimular o cálculo mental, essa é a brincadeira certa para a sala. Para vencer, basta jogar os dados e abaixar os números para fechar as caixas. 











Os pequenos vão utilizar os conhecimentos geométricos e de orientação espacial para ajudar o personagem a cumprir o trajeto proposto. Para isso, precisarão indicar a direção que ele deverá seguir para vencer o desafio. O game foi utilizado pela professora Selene Coletti no projeto que lhe valeu o prêmio Educadora Nota 10 de 2016. Aliás, veja seu plano de aula utilizando o jogo.



fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/4990/7-jogos-virtuais-de-nova-escola-para-ensinar-matematica
acessado em 21 de junho 2020

Espaço jogo de raciocínio.


Fonte: 
Saiba mais
A seguir listaremos alguns jogos de matemática que podem ser utilizados por professores em sala de aula para estimular o raciocínio e a lógica dos alunos.

Calculadora Quebrada

Calculadora Quebrada é um dos jogos mais jogados entre os jogos de matemática, pois apesar de ser simples, é desafiador. O objetivo é obter determinados números usando uma calculadora que não possui todos os números e operações.

Jarros

No jogo dos Jarros é necessário usar o raciocínio matemático para obter a quantidade pedida de água com jarros de tamanhos diferentes. Veja também o enigma Problema dos Baldes.

Sudoku

Sudoku é um jogo de raciocínio e lógica que fez muito sucesso ao aparecer em revistas e jornais para as pessoas jogarem. Apesar de não ser um jogo de matemática, existe variações como o Killer Sudoku e o Sudoku Desigual. O primeiro exige que o jogador leve em conta a soma de um determinado grupo de números para posicioná-los no jogo. Já no segundo, as desigualdades devem ser levadas na hora de colocar os números.

Kakuro

Kakuro é um jogo menos famoso e um pouco mais difícil que o Sudoku. O objetivo nele é preencher com números de maneira que a soma deles seja igual ao indicado nas linhas e nas colunas.

Enigmas Matemáticos

A seção de Enigmas do Racha Cuca possui enigmas de raciocínio lógico, sendo que alguns deles como, por exemplo, Jardim de Flores e Os três viajantes exigem que conhecimentos matemáticos sejam aplicados.

6.10.2020

Por que aprender a distinguir sons?

Por que aprender a distinguir sons?
Podemos imaginar que as crianças adquirem naturalmente a habilidade de discriminar sons pois, ao chegar na escola ela já participou de diferentes experiências com a língua oral e escrita e que o ensino dessa habilidade pode ser dispensado. Entretanto,

conhecer a “mecânica” ou o funcionamento da escrita alfabética para ler e escrever significa, principalmente, perceber as relações bastante complexas que se estabelecem entre os sons da fala (fonemas) e as letras da escrita (grafemas), o que envolve consciência fonológica da linguagem: perceber seus sons, como se separam e se juntam em novas palavras etc. (BNCC, 2018, p90)

Sendo assim ao ingressar no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, no eixo Oralidade, devem ser aprofundados os conhecimentos e o uso da língua oral, as características de interações discursivas e as estratégias de fala e escuta em intercâmbios orais, daí a importância do desenvolvimento da habilidade de discriminar corretamente os sons da fala.
A discriminação auditiva pode ser aprimorada por meio da prática, isto é, pela localização, diferenciação, caracterização e sequência temporal de diferentes sons. Isso favorece a habilidade de discriminar corretamente os sons da fala.
Algumas crianças podem apresentar dificuldades relevantes no processo de alfabetização quando a consciência dos sons da fala não é estimulada ou desenvolvida adequadamente. Sabemos que as crianças recorrem a oralidade para levantar suas hipóteses sobre a escrita e usam a escrita para construir uma análise da sua própria fala desse modo a aquisição da escrita esta diretamente ligada à consciência fonológica

uma vez que para dominar o código escrito é necessária a reflexão sobre os sons da fala e sua representação na escrita, formulação de hipóteses sobre a escrita. ALFABETIZAÇÃO reflexão sobre a relação entre a fala e a escrita uso da consciência fonológica. (FREITAS)[1]

É importante destacar que atividades com o objetivo de discriminar sons podem ser realizadas em qualquer momento com as crianças. Não é preciso um tempo e um lugar especial para que você auxilie seus alunos a desenvolverem um ouvido atento.
PARA PENSAR: Se a consciência fonológica contribui positivamente para a alfabetização, por que não realizar atividades que desenvolvam tal consciência?




6.06.2020

Aliteração, o que o aluno aprende com ela?


Assim como tudo nesta vida todas as teorias de aprendizagem têm seu lado pró e contra. É preciso conhecer para saber onde e como posso utilizar essa ou aquela de forma facilitar a aprendizagem do aluno de fato. Da mesma maneira é importante que quando uso uma ou outra atividade saber qual o objetivo e a teoria que a sustenta. Porque fazer desse jeito. Sendo assim a partir de hoje toda semana teremos um texto explicando algumas atividades, e o que o aluno aprende com ela.
Por exemplo quando trabalho com rimas, trabalho a aliteração.
Mas, aliteração o que significa, vamos relembrar?

Aliteração é uma figura de linguagem, uma figura de som que ocorre com a repetição de um fonema, vocálico ou consonântico, igual ou parecido que descreve ou sugere sonoramente um pensamento ou emoção, são as rimas, recurso utilizado na linguagem poética, ditados populares, versos folclóricos ou brincadeiras com a linguagem que se valem da aliteração como recurso para conferir o sentido desejado. De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, dos autores Celso Cunha e Lindley Cintra, compreende-se que toda distinção significativa entre duas palavras, tais como dia / tia, realizada por meio de oposição ou contraste entre dois sons demonstra que cada um desses sons representa uma unidade mental sonora diferente. Essa unidade da qual o som é a realização física recebe o nome de fonema. Dessa forma, os fonemas são sons elementares com traços de distinção que os falantes produzem quando, pela emissão da voz, exprimem seus pensamentos e emoções. Logo, o fonema é um fato acústico, uma realidade registrada pelos ouvidos. Os fonemas são representados pelas letras, que por sua vez são sinais escritos.
 Lembrou?  Muito bem continuando...
A aliteração é mais uma maneira interessante de chamar a atenção das crianças para a sonoridade das palavras.
Ao realizar atividades de aliteração o aluno desenvolverá as habilidades de consciência de aliteração e isolamento de sons. O intuito é aprimorar a atenção das crianças para os sons da fala. Já que como sabemos falamos por imitar os sons que ouvimos. Desde muto pequena a família a todo momento instiga a criança a falar fazendo-a ouvir e repetir sons e palavras.
Podemos iniciar trabalhando com os nomes dos colegas.
Os que começam como mesmo som, os que terminam com o mesmo som.
Bater palmas sempre que houver um som semelhante numa quadrinha, por exemplo:
SUCO GELADO
CABELO ARREPIADO
QUAL É A LETRA
DO SEU NAMORADO?
Fazem parte dessas atividades as quadrinhas, poema, parlendas e canções, e ainda brincadeiras.
Todas as atividades com nomes e quadrinhas podem e devem ser feitas oralmente. Brincar com a sonoridade das palavras é divertido.
Para saber mais:
Sugestão: Faça o curso clique em:  http://alfabetizacao.mec.gov.br/tempo-de-aprender