Por que aprender a distinguir sons?
Podemos
imaginar que as crianças adquirem naturalmente a habilidade de discriminar sons
pois, ao chegar na escola ela já participou de diferentes experiências com a
língua oral e escrita e que o ensino dessa habilidade pode ser dispensado. Entretanto,
conhecer a “mecânica” ou o funcionamento da escrita alfabética para ler
e escrever significa, principalmente, perceber as relações bastante complexas
que se estabelecem entre os sons da fala (fonemas) e as letras da escrita
(grafemas), o que envolve consciência fonológica da linguagem: perceber seus
sons, como se separam e se juntam em novas palavras etc. (BNCC, 2018, p90)
Sendo assim ao ingressar no
Ensino Fundamental – Anos Iniciais, no eixo Oralidade, devem ser aprofundados
os conhecimentos e o uso da língua oral, as características de interações
discursivas e as estratégias de fala e escuta em intercâmbios orais, daí a
importância do desenvolvimento da habilidade de discriminar
corretamente os sons da fala.
A discriminação auditiva pode ser
aprimorada por meio da prática, isto é, pela localização, diferenciação,
caracterização e sequência temporal de diferentes sons. Isso favorece a
habilidade de discriminar corretamente os sons da fala.
Algumas crianças podem apresentar
dificuldades relevantes no processo de alfabetização quando a consciência dos
sons da fala não é estimulada ou desenvolvida adequadamente. Sabemos que as crianças recorrem a
oralidade para levantar suas hipóteses sobre a escrita e usam a escrita para
construir uma análise da sua própria fala desse modo a aquisição da escrita
esta diretamente ligada à consciência fonológica
uma vez que para
dominar o código escrito é necessária a reflexão sobre os sons da fala e sua
representação na escrita, formulação de hipóteses sobre a escrita.
ALFABETIZAÇÃO reflexão sobre a relação entre a fala e a escrita uso da
consciência fonológica. (FREITAS)[1]
É importante destacar que atividades
com o objetivo de discriminar sons podem ser realizadas em qualquer momento com
as crianças. Não é preciso um tempo e um lugar especial para que você auxilie
seus alunos a desenvolverem um ouvido atento.
PARA PENSAR: Se a consciência
fonológica contribui positivamente para a alfabetização, por que não realizar
atividades que desenvolvam tal consciência?
PARA
SABER MAIS:
Sugestão
de sites para incrementar suas atividades com sons
Clipe as letras
falam https://www.youtube.com/watch?v=pBsfpU9zWNI
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/instrumentos-musicais-e-objetos-sonoros/402
Sugestão
de leitura sobre o tema: https://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/ens_fund_gabriela_mat.pdf
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