6.10.2020

Por que aprender a distinguir sons?

Por que aprender a distinguir sons?
Podemos imaginar que as crianças adquirem naturalmente a habilidade de discriminar sons pois, ao chegar na escola ela já participou de diferentes experiências com a língua oral e escrita e que o ensino dessa habilidade pode ser dispensado. Entretanto,

conhecer a “mecânica” ou o funcionamento da escrita alfabética para ler e escrever significa, principalmente, perceber as relações bastante complexas que se estabelecem entre os sons da fala (fonemas) e as letras da escrita (grafemas), o que envolve consciência fonológica da linguagem: perceber seus sons, como se separam e se juntam em novas palavras etc. (BNCC, 2018, p90)

Sendo assim ao ingressar no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, no eixo Oralidade, devem ser aprofundados os conhecimentos e o uso da língua oral, as características de interações discursivas e as estratégias de fala e escuta em intercâmbios orais, daí a importância do desenvolvimento da habilidade de discriminar corretamente os sons da fala.
A discriminação auditiva pode ser aprimorada por meio da prática, isto é, pela localização, diferenciação, caracterização e sequência temporal de diferentes sons. Isso favorece a habilidade de discriminar corretamente os sons da fala.
Algumas crianças podem apresentar dificuldades relevantes no processo de alfabetização quando a consciência dos sons da fala não é estimulada ou desenvolvida adequadamente. Sabemos que as crianças recorrem a oralidade para levantar suas hipóteses sobre a escrita e usam a escrita para construir uma análise da sua própria fala desse modo a aquisição da escrita esta diretamente ligada à consciência fonológica

uma vez que para dominar o código escrito é necessária a reflexão sobre os sons da fala e sua representação na escrita, formulação de hipóteses sobre a escrita. ALFABETIZAÇÃO reflexão sobre a relação entre a fala e a escrita uso da consciência fonológica. (FREITAS)[1]

É importante destacar que atividades com o objetivo de discriminar sons podem ser realizadas em qualquer momento com as crianças. Não é preciso um tempo e um lugar especial para que você auxilie seus alunos a desenvolverem um ouvido atento.
PARA PENSAR: Se a consciência fonológica contribui positivamente para a alfabetização, por que não realizar atividades que desenvolvam tal consciência?




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