Assim
como tudo nesta vida todas as teorias de aprendizagem têm seu lado pró e
contra. É preciso conhecer para saber onde e como posso utilizar essa ou aquela
de forma facilitar a aprendizagem do aluno de fato. Da mesma maneira é
importante que quando uso uma ou outra atividade saber qual o objetivo e a
teoria que a sustenta. Porque fazer desse jeito. Sendo assim a partir de hoje
toda semana teremos um texto explicando algumas atividades, e o que o aluno
aprende com ela.
Por exemplo
quando trabalho com rimas, trabalho a aliteração.
Mas, aliteração
o que significa, vamos relembrar?

Lembrou? Muito bem continuando...
A aliteração é mais uma maneira interessante de chamar a atenção das
crianças para a sonoridade das palavras.
Ao realizar atividades de aliteração o aluno desenvolverá as habilidades
de consciência de aliteração e isolamento de sons. O intuito é aprimorar a atenção
das crianças para os sons da fala. Já que como sabemos falamos por imitar os
sons que ouvimos. Desde muto pequena a família a todo momento instiga a criança
a falar fazendo-a ouvir e repetir sons e palavras.
Podemos iniciar trabalhando com os nomes dos colegas.
Os que começam como mesmo som, os que terminam com o mesmo som.
Bater palmas sempre que houver um som semelhante numa quadrinha, por
exemplo:
SUCO GELADO
SUCO GELADO
CABELO ARREPIADO
QUAL É A LETRA
DO SEU NAMORADO?
Fazem parte dessas atividades as quadrinhas, poema, parlendas e canções,
e ainda brincadeiras.
Todas as atividades com nomes e quadrinhas podem e devem ser feitas
oralmente. Brincar com a sonoridade das palavras é divertido.
Para saber mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua mensagem