6.06.2020

Aliteração, o que o aluno aprende com ela?


Assim como tudo nesta vida todas as teorias de aprendizagem têm seu lado pró e contra. É preciso conhecer para saber onde e como posso utilizar essa ou aquela de forma facilitar a aprendizagem do aluno de fato. Da mesma maneira é importante que quando uso uma ou outra atividade saber qual o objetivo e a teoria que a sustenta. Porque fazer desse jeito. Sendo assim a partir de hoje toda semana teremos um texto explicando algumas atividades, e o que o aluno aprende com ela.
Por exemplo quando trabalho com rimas, trabalho a aliteração.
Mas, aliteração o que significa, vamos relembrar?

Aliteração é uma figura de linguagem, uma figura de som que ocorre com a repetição de um fonema, vocálico ou consonântico, igual ou parecido que descreve ou sugere sonoramente um pensamento ou emoção, são as rimas, recurso utilizado na linguagem poética, ditados populares, versos folclóricos ou brincadeiras com a linguagem que se valem da aliteração como recurso para conferir o sentido desejado. De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, dos autores Celso Cunha e Lindley Cintra, compreende-se que toda distinção significativa entre duas palavras, tais como dia / tia, realizada por meio de oposição ou contraste entre dois sons demonstra que cada um desses sons representa uma unidade mental sonora diferente. Essa unidade da qual o som é a realização física recebe o nome de fonema. Dessa forma, os fonemas são sons elementares com traços de distinção que os falantes produzem quando, pela emissão da voz, exprimem seus pensamentos e emoções. Logo, o fonema é um fato acústico, uma realidade registrada pelos ouvidos. Os fonemas são representados pelas letras, que por sua vez são sinais escritos.
 Lembrou?  Muito bem continuando...
A aliteração é mais uma maneira interessante de chamar a atenção das crianças para a sonoridade das palavras.
Ao realizar atividades de aliteração o aluno desenvolverá as habilidades de consciência de aliteração e isolamento de sons. O intuito é aprimorar a atenção das crianças para os sons da fala. Já que como sabemos falamos por imitar os sons que ouvimos. Desde muto pequena a família a todo momento instiga a criança a falar fazendo-a ouvir e repetir sons e palavras.
Podemos iniciar trabalhando com os nomes dos colegas.
Os que começam como mesmo som, os que terminam com o mesmo som.
Bater palmas sempre que houver um som semelhante numa quadrinha, por exemplo:
SUCO GELADO
CABELO ARREPIADO
QUAL É A LETRA
DO SEU NAMORADO?
Fazem parte dessas atividades as quadrinhas, poema, parlendas e canções, e ainda brincadeiras.
Todas as atividades com nomes e quadrinhas podem e devem ser feitas oralmente. Brincar com a sonoridade das palavras é divertido.
Para saber mais:
Sugestão: Faça o curso clique em:  http://alfabetizacao.mec.gov.br/tempo-de-aprender


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